Não só no mundo real somos fascinados por minerais e metais, mas eles também marcam presença no universo da ficção, desde o Adamantium, que reveste as garras do Wolwerine, até o Aço Valiriano, que forjou as melhores espadas em Game of Thrones.
E fora dos quadrinhos e dos livros, já imaginou qual seria o uso dessas substâncias no dia a dia? Curiosos em como seria essa nova realidade, a Saga separou 7 metais e minerais da ficção que, mais do que um superpoder, poderiam ser utilizados na vida real.
Adamantium
Em uma das cenas do filme “X-Men Origens”, vemos o processo de transformação do Wolverine: suas garras e todo seu esqueleto passam a ser compostos pelo metal mais resistente da Terra, o Adamantium!
Conhecido por ser uma liga metálica indestrutível e inflexível, o metal seria extremamente útil na indústria metalúrgica para produção de ligas mais resistentes. O produto final do Adamantium possuiria aplicações para construção civil, bem como, na construção de aeronaves e automóveis. Outra aplicação muito importante seria na indústria bélica, como no revestimento de tanques e demais veículos blindados.
Aço Valiriano
O Aço Valiriano, que compõe a trama das “Crônicas de Fogo e Gelo” e da série derivada “Game of Thrones”, tem sua origem em Valíria, cidade lar das casas Targaryen, Velaryon e Celtigar. Ao longo do tempo, o segredo para confecção do aço se perdeu, mas acredita-se que seus principais componentes sejam a magia e o encantamento. Por isso, o Aço Valiriano talvez seja capaz de resistir até mesmo ao famoso “Dracarys” de Daenerys Targaryen, The Unburnt.
Entre suas características especiais, as lâminas do aço valiriano são mais leves, mais fortes, mais afiadas e onduladas. No mundo real, o aço seria atribuído à produção de lâminas mais afiadas e de alta resistência mecânica.
Vibranium
De volta ao universo Marvel, o Vibranium possui um grande diferencial: ele absorve energia ao invés de conduzir, além de sua alta resistência. Apesar do metal ser popularmente retratado como um dos principais componentes do escudo do Capitão América, a primeira vez em que ele aparece nos quadrinhos é para fabricação das armas utilizadas pelo Pantera Negra e pelo seu arqui-inimigo Garra Sônica.
Não por coincidência, as maiores reservas de Vibranium encontram-se em Wakanda, sendo um dos fatores para construção dessa sociedade tão avançada. O metal também faz parte do traje do Pantera Negra.
Fora dos quadrinhos e das telas de cinema, o Vibranium, metal mais raro do mundo, poderia ser ideal para a indústria automobilística, permitindo o desenvolvimento de carrocerias de carros muito mais resistentes. Na construção civil, poderiam ser criadas estruturas capazes de absorver grandes impactos.
Kryptonita
E se ao invés de efeitos de enfraquecimento, a kryptonita pudesse ter aplicações no planeta Terra?
A Kryptonita, capaz de enfraquecer um dos maiores super-heróis da DC, o Super-Homem, é um mineral de origem do planeta Krypton, com reações nocivas a qualquer kryptoniano. Mas e na Terra: qual seria seu uso?
Um dos gases nobres presentes em nosso planeta, mesmo que em baixíssima quantidade, é o Criptônio, que já apresenta aplicações cotidianas, mas que, com o uso da kryptonita, poderiam ser aprimoradas. Exemplo disso seria a produção de lasers mais potentes, flashes fotográficos com registros de alta velocidade e lâmpadas incandescentes especiais. Ah, só temos que deixar tudo isso longe do Lex Luthor!
Dilithium
O Dilithium faz parte do universo fictício de “Star Trek” e é retratado como um cristal extremamente raro que não pode ser replicado. Na série, ele é utilizado para que as naves ultrapassem a velocidade da luz, pois, quando colocado em um campo eletromagnético de alta frequência, ele não reage com a antimatéria. Isso faz com que, ao ser atingida a velocidade da luz, não haja aniquilação de matéria.
Em nossa realidade, esse cristal atuaria como um ótimo propulsor para naves, jatos e foguetes!
Mithril
O Mithril, presente na trilogia “O Senhor dos Anéis” e em “O Hobbit”, é um dos principais minérios explorados. Por ser muito precioso, possuía um valor extremamente alto.
Um dos momentos mais marcantes da história é quando Bilbo recebe um colete feito de mithril, descrito como uma camisa de malha metálica, tecida com muitos anéis bem próximos um dos outros, flexível, fria, resistente e brilhante, adornada com pedras brancas e com um cinto de pérolas e cristal. Ao longo do enredo, outras características do metal são apresentadas, como: resistência mais alta que a do aço, nunca oxida e mais leve que o alumínio.
Entre os diversos usos que o metal poderia ter, os principais concentram-se na metalurgia. Além disso, poderia ser matéria-prima de coletes a prova de bala e Equipamento de Proteção Individual (EPIs).
Unobtainium
No filme “Avatar”, de James Cameron, o Unobtainium, minério extraído da Lua de Pandora, possui propriedades magnéticas e supercondutoras e é apresentado como solução para crise energética na Terra, além do uso como propulsor em naves espaciais.
O nome escolhido pelo autor do filme não foi por acaso: o termo, oriundo do latim, é utilizado há décadas para se referir a algo inexistente ou impossível de obter com a técnica atual. Mas, caso as barreiras da tecnologia existente sejam ultrapassadas, o Unobtainium possui a combinação de três características importantes: leveza, resistência à altas temperaturas e resistência a danos de radiação. Com suas propriedades supercondutoras, seria ideal para conduzir eletricidade por grandes distâncias.
Enquanto ainda não dispomos desses minerais e metais em nosso cotidiano, teremos que contar com os minérios tão conhecidos por nós que, mesmo sem superpoderes, são extremamente úteis para nossa atual forma de vida.
Acesse outros conteúdos como esse no nosso blog!
Referências
https://stringfixer.com/pt/Dilithium_(Star_Trek)
https://www.tabelaperiodica.org/usos-do-criptonio-no-cotidiano-e-onde-existe-o-elemento/