Antes de mais nada, é preciso entender que tão importante quanto planejar a extração e aproveitamento dos bens minerais, é necessário planejar o fechamento da mina e suas operações. Sobretudo, é preciso estabelecer as etapas desde a abertura, o desenvolvimento, o fechamento e incluindo algumas medidas que são consideradas mitigatórias, ou seja, de compensação.
Desse modo, o planejamento do fechamento de uma mina é um assunto cada vez mais presente em discussões no meio acadêmico, órgãos reguladores e empresas do ramo de mineração.
Nesse sentido, ao operar e fechar uma mina em conformidade com as melhores práticas, a empresa demonstra a capacidade de responder adequadamente às demandas de proteção ambiental e responsabilidade social contribuindo para a sustentabilidade.
Dessa forma, um fechamento adequado da mina impacta positivamente a sociedade, influenciando diretamente as pessoas e o meio em que a mina está inserida. A seguir, selecionamos três exemplos de sucesso de fechamento de mina:
Parque das Mangabeiras: um exemplo na Capital Mineira
Localizado em Belo Horizonte, na Serra do Curral, que hoje é considerada patrimônio cultural de Belo Horizonte, o Parque das Mangabeiras foi inaugurado em 1966 a fim de preservar a Serra do Curral e a área florestal existente e além de criar um novo espaço recreativo para a cidade.
Na década de 60, a área era explorada pela empresa Ferro Belo Horizonte S/A, a Ferrobel, para exploração de minério de ferro. Somente em 1979 a Ferrobel foi desativada, no local ainda é possível ver um dos britadores utilizados na época, e . Atualmente, o Parque conta como atividades como trilhas, mirantes e até um Centro de Educação Ambiental (CEAM).
Pedreira Paulo Leminski: Case em Curitiba
A Pedreira Paulo Leminski é um local destinado a shows ao ar livre, localizado na cidade de Curitiba, foi inaugurado em 1990. O espaço possui uma área com pouco mais de 100 mil metros quadrados, considerado o maior palco fixo a céu aberto da América Latina. Anteriormente, o local abrigava uma pedreira municipal e uma usina de asfalto.
O aspecto que muito chama a atenção de quem frequenta o lugar são os paredões com mais de 30 metros de altura de rocha. O lugar faz parte do Parque das Pedreiras, onde também está localizada a Ópera de Arame, um teatro da cidade conhecido por sua arquitetura singular: tubos de aço e estrutura metálica remetendo a uma grande, mas delicada construção de arame.
Mina da Passagem
Considerada a maior mina de ouro aberta a visitação do mundo, a Mina da Passagem está localizada no município de Mariana em Minas Gerais. A mina foi descoberta no século XVIII logo, teve um papel primordial no Ciclo Do Ouro Brasileiro, de lá já foram retiradas mais de 35 toneladas de ouro. Foi inaugurada no Brasil a primeira mineradora intitulada Sociedade Mineralógica de Passagem, pelo Barão de Von Eschwege, graças a descoberta da mina.
Em 1976 a Cia. Minas da Passagem adquiriu o complexo e depois disso em 1979 abriu a Mina do Fundão para visitação, permanecendo até hoje. Durante o tour, os visitantes são transportados em um trolley em um percurso de 315 metros e chegando a 120 metros de profundidade.
Portanto, a mineração é uma atividade essencial de grande impacto ambiental e social. Quando práticas corretas são empregadas e o planejamento eficiente do fechamento é feito, consequentemente os impactos positivos para a sociedade são notáveis.
Case Bônus
Por fim, conheça a mina de Zeche Zollverein, a antiga mina de carvão na Alemanha que passou por duas grandes guerras e hoje é referência de Fechamento de Mina no mundo, abrigando museus, espaço para eventos e muito mais.
Se interessou pelo assunto? Confira outros textos no blog ou entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você e sua empresa.